segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Vamos fazer o que ainda não foi feito...

Quantas vezes nas nossas vidas tivemos, ou teremos, a sensação que os sonhos pelos quais lutámos, realmente se concretizaram e valeram a pena?
Na sexta-feira tive essa sensação.
Na apresentação do projecto dos parques, vi algo chamado Trofa, senti algo chamado orgulho, pertenci a algo chamado povo. Os trofenses ficaram a conhecer em pormenor o projecto dos parques, para o qual todos são convidados a retribuir. Aplaudiram e emocionaram-se.
Os trofenses pediam uma nova vida ao seu parque, fustigado pelas agruras do tempo, desleixado porque quem podia tratar dele. Reflexos de muitos anos de domínio tirsense e alguns de inacção.
O projecto apresentou-nos vida e futuro. Mostrou respeito, tradição e identidade. Nem se acabarão as tradições, nem se encolherão os andores.
A requalificação irá duplicar a área verde do parque, sim, duplicar. Aumentar-se-à o número de árvores, mantendo-se a esmagadora maioria das existentes e plantando-se novas. Ampliar-se-ão os coretos, dando-lhes nova modernidade e novas valências. Será criado o espaço lounge, destinado primeiramente à juventude trofense. A capela irá readquirir nova centralidade e destaque, com a constituição de novas praças e raios de visão.
E os edifícios? As construções em altura que estavam predestinadas no anterior projecto. Desaparecem! Constituem-se apenas os espaços do apoio ao parque e auditório, que nunca ultrapassarão a cota do adro da capela e estarão encobertos por áreas verdes, tornando-os imperceptíveis para que se desloca no parque. No fundo cumpre-se tudo o que se disse em campanha eleitoral, e respeita-se a nossa identidade.
Afinal os andores terão mais espaço para passar do que existe actualmente, estando salvaguardado um percurso que irá permitir que ainda mais pessoas assistam com conforto ao seu caminho.
E tudo isto numa sessão longa foi explicado, com pormenor, disponibilizando-se um site www.trofaviva.com onde mais informações podem ser obtidas.
Junto-me aos trofenses que no final aplaudiram a demonstração e digo “vamos fazer o que ainda não foi feito”

1 comentário:

  1. Não fui à assembleia. apenas vi o video e obviamente adorei projecto que está de arrepiar.
    Quanto à questão politica nem me vou pronunciar. Cansa que perante uma beleza destas ainda haja quem critique isto e aquilo.
    É isto que queremos e esperámos há 12 anos: uma Trofa a crescer e a desenvolver. E hoje isso parece mais possivel.
    Paços do Concelho, parque e parque das azenhas. Será possivel?

    ResponderEliminar