domingo, 30 de janeiro de 2011

Levar a carta ao cherne

Nos dias que correm, a multiplicação de canais informativos e a avalanche de (des) informação associados a uma voracidade mediática, levam, em muitos casos, à não assimilação da informação ou do conhecimento que realmente importa. É muito frequente ouvirmos a expressão "para além da espuma dos dias". Interligado com esta problemática, a falta de memória política parece que ganhou ainda mais força. Se não, vejamos.

O PSD local, investido por uma atitude modernaça e algo pacóvia, decidiu levar o caso do Metro para Bruxelas e pedir a Durão Barroso, excelentíssimo ex-primeiro-ministro e agora presidente da Comissão Europeia, "que intervenha junto a quem de direito"! É fácil de imaginar a cena em Bruxelas:

Secretária: Sr. Presidente, tenho ao telefone a Sr.ª. Merkel e o Sr. Sérgio Humberto do PSD Trofa.

Durão Barroso: Passe a chamada do o Sr. Sérgio Humberto do PSD Trofa. A Sr.ª Merkel e os seus problemas podem esperar.

Sérgio Humberto: Olá excelentíssimo Sr. presidente da Comissão Europeia. Será que pode fazer alguma coisa para que o Metro chegue à Trofa?

Durão Barroso: Ah! O Metro do Porto! Não me lembro. Só me lembro de ter pertencido a um governo que mandou espancar a população da Trofa e de presidir a outro que pouco ou nada fez pelo desenvolvimento do mesmo concelho.

Depois deste diálogo lúdico, não seria de perguntar aos responsáveis do PSD local o porquê de não levarem as suas propostas ao líder parlamentar do seu partido em Portugal? Quase me esquecia: o PSD de Portugal (juntamente com o PS e o CDS) inviabilizou todas as propostas do PCP na Assembleia da República relacionadas com o prolongamento da linha do Metro entre o ISMAI e a Trofa. Se o ridículo matasse…

Passando para outra pestilência, o problema da Savinor está novamente na ordem do dia. Desde há quase dez anos que acompanho este caso e as suas consequências na qualidade de vida das populações envolventes à unidade industrial. E há quase dez anos que assisto às constantes intervenções e propostas do PCP relacionadas com os problemas ambientais e, mais recentemente, com os problemas laborais desta empresa. Infelizmente, as propostas têm sido chumbadas no Parlamento ou ignoradas pelas restantes forças políticas do concelho. Pegando novamente no primeiro parágrafo, é com alguma tristeza que vejo certas forças associarem-se a esta petição pública por mero oportunismo político. E que tal sabermos qual foi o sentido de voto da então deputada Joana Lima aquando das propostas do PCP?

Ainda dentro deste ponto, quero lamentar a ideia sempre implícita de que o PCP, quando intervém junto de alguma empresa, a quer encerrar ou destruir postos de trabalho. Isto só pode ser fruto do preconceito ou do jogo ideológico rasteiro. Não é possível descortinar, dentro das inúmeras intervenções dos meus camaradas sobre esta matéria, a mínima intenção de encerrar ou deslocalizar a empresa.

Não podia escapar ao assunto das Presidenciais. Independentemente de ser o presidente eleito com menor número de votos, quero apenas chamar à atenção para uma parte do discurso revanchista de Cavaco Silva direccionado aos jovens: “lutem pelo vosso futuro. São a geração da mobilidade, do Erasmus e das redes sociais. Não fiquem parados. Lutem por uma nova forma de fazer política”. Devia era dizer: “lutem pelo vosso futuro. São a geração dos recibos verdes, da precariedade, da emigração por falta de oportunidades e do desemprego. Não fiquem parados. Lutem por uma nova forma de fazer política”.

2 comentários:

  1. Sr. Ricardo Garcia,
    Pegando nas suas palavras: "Pegando novamente no primeiro parágrafo, é com alguma tristeza que vejo certas forças associarem-se a esta petição pública por mero oportunismo político". Eu pergunto, quem?!?
    O Movimento Ambiente Saudável é completamente a partidário, como prova disso é ver que pertencem ao Movimento pessoas de todos os quadrantes políticos, mas todos são bem vindo para apoiar a nossa causa, inclusive o Senhor. Ajude também a divulgar a Petição: http://peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N5608

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo,

    Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que, por força das palas que carregam nos olhos, continuam a acreditar no mito salazarista de que os comunistas comem crianças ao pequeno almoço. Tive oportunidade de ler algumas das propostas apresentadas pelo PCP na AR e, sinceramente, acho lastimável que, principalmente o PS e o PSD nacional, tenham tido o descaramento de as chumbar. O PSD e o PS Trofa deveriam começar a pedir satisfações aos seus dirigentes pela forma como ignoram as suas lutas. E os trofenses deveriam pensar em apontar as suas armas aos verdadeiros responsáveis.

    Um abraço

    ResponderEliminar