segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Solteira

A história da chegada do FMI a Portugal pela 3ª vez em 35 anos faz lembrar quando um dirigente de futebol renova os votos de confiança no treinador: o "não" dito muitas vezes só pode dar em "sim". E Sócrates, o homem que abriu mais uma vez as portas ao FMI, parece querer escapar por entre os pingos da chuva. Sabendo que o PEC IV não passaria no parlamento, descobriu neste chumbo a manobra perfeita para se vitimizar. Inocente! Até parece que tudo ia bem antes do chumbo: crescimento económico, taxas de juro a descer e o desemprego a diminuir. E o congresso do PS na altura perfeita. Um congresso de um partido "Socialista" onde não se fala de desemprego, empobrecimento em tempos de desemprego, recessão, pobreza… "Está comigo este Partido Socialista?"

Apesar de convergir com as políticas de fundo do governo, de ter apoiado os diversos PEC´s e aprovado orçamentos de Estado, Passos Coelho e o PSD também não têm culpas no cartório. Inocentes! Tal como disse o Bonzo (Vasco Púlido Valente para os amigos) na sua crónica de sexta-feira (08.04.11), o pensamento dominante apela a que não se procurem culpados. Serão então todos inocentes? Foi tudo gerado instantaneamente? O Bonzo devia ter dito, como conclusão, que o poder político, económico e académico tem andado em circuito fechado nos últimos 35 anos.

Mas estes também são dias que correm de feição para a agenda neoliberal delineada no Convento do Beato e encabeçada politicamente por Passos Coelho. Com a entrada em cena dos mercenários ao serviço do FMI, a nossa autonomia vai ficar ainda mais condicionada nos próximos 5-10 anos, altura perfeita para uma Grande Revisão Constitucional que varra de vez os valores de Abril. Tudo em nome de… bem, não sabemos. Ou saberemos?

Independentemente dos resultados eleitorais das próximas eleições, já existe uma arrumação política predefinida para o dia 6 de Junho e apadrinhada por Belém. Seja o PS ou o PSD a ganhar as próximas eleições (desta vez o CDS entra de qualquer maneira), teremos sempre um governo de lacaios a responder em Bruxelas e em Berlim para deleite do Presidente da República. Urge com isto estarmos atentos às alternativas e deixarmos de lado as inevitabilidades. Os caminhos a seguir não têm de ser necessariamente pavimentados por recessão e miséria. O trabalho desenvolvido pelo PCP mostra que é possível uma ruptura patriótica e de esquerda. Quem tem medo do Lobo Mau?

P.S. No último artigo falei dos Desaparecidos em Combate. Pois eles aí estão: Alegre, a reserva moral da esquerda do PS, não falta a uma chamamento; Fernando Nobre, esse homem da sociedade civil, distante dos partidos e por aí em diante, acaba de aceitar o convite do PSD para encabeçar a lista por Lisboa e ser o candidato do mesmo à Assembleia da República.

4 comentários:

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber se podem ajudar a divulgar a nossa iniciativa.

    O Blog Sou Trofense em parceria com o Clube Desportivo Trofense vai organizar uma recolha de sangue para potenciais dadores de Medula Óssea.

    Para que tal aconteça precisamos de ter no mínimo 50 assinaturas de voluntários que estejam interessados em participar na recolha.

    Só após a confirmação das assinaturas o Centro de Histocompatibilidade do Norte se deslocará a Trofa para fazer a recolha.

    Pedimos a todos os interessados que se desloquem à sede do clube para assinar a petição.

    Todos podemos ajudar. Lembrem-se que um dia podemos ser nós a precisar.

    http://soutrofense.blogspot.com/2011/04/sou-trofense-solidario.html

    ResponderEliminar
  2. Ricardo,

    Palmas, esta tua intervenção foi, no meu entender, brilhante e realista. O "centrão" apadrinhado por Belém e pelos mercenários internacionais voltará a exerçer o poder legislativo neste pobre país e continuará a delapidar o que resta do Estado Social. Todos os dias ouvimos um enxurrada de notícias que apenas falam na necessidade cortar aqui e alí sempre com o denominador comum de ser o povo a pagar a factura. Ainda não ouvi nenhum dirigente político a insistir na necessidade de cortar RADICALMENTE os salários dos incompetentes gestores públicos, que gerem empresa deficitárias mas recebem quase sempre acima de 60/70 mil euros mensais. A titulo exemplificativo, Ricardo Ferreira, Presidente do Conselho de ADM da Metro do Porto, empresa que tem um buraco de cerca de 2 mil milhões de euros, recebe cerca de 250 mil euros por mês. Como é possível que o líder de uma empresa que se afunda de dia para dia receba tanto dinheiro? será que pagamos mais aos menos competentes?

    O FMI é a jogada do século. O documentário Inside Job, recentemente galardoado com o Óscar para melhor documentário do ano espelha bem como esta crise foi fabricada e o papel do FMI na usurpação da soberania dos Estados-nação através da manipulação da dívida soberana. Infelizmente enquanto houver futebol e telenovelas os portugueses continuarão a ter coisas mais interessantes para se preocuparem para perder tempo a racionalizar o seu país...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. João
    Partindo do nosso imaginário cinematográfico, acredito que um dia a ficha da TV irá desligar-se e, quando esse momento chegar, o soco da realidade irá acerta-nos em cheio. Talvez a ficha já esteja a ser puxada…

    ResponderEliminar
  4. Garcia,

    Sabes bem que não é uma ficha fácil de puxar mas que eu espero que ver a sair ainda durante o meu tempo de vida. Quero acreditar que nesse dia, o soco que falas fará as pessoas pensarem e assistiremos a uma nova vaga de real democratização da Europa que espero que se alastre a todo o mundo. Sem hipocrisias, sem governos sombra, sem ameaça militar e sem carteis financeiros. um governo das pessoas para as pessoas.

    ResponderEliminar