sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ser Jovem na Trofa...

Para mim, politicas de juventude não são apenas duas ou três noites de verão no parque, com Dj’s da moda, meninas bonitas a desfilar e umas bandas a actuar…
As comemorações do dia internacional da juventude, que decorreram no ultimo fim-de-
semana de Março, mesmo com recursos financeiros muito escassos, tiveram um programa
diversificado, com actividade culturais e desportivas, e o mais importante (para mim!)descentralizadas! Não se cingiram unicamente a S. Martinho de Bougado ou a Santiago de Bougado.
As comemorações desta data terminaram com duas iniciativas que marcaram a juventude
da Trofa: A tomada de posse do CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE e a apresentação do
projecto ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM.
O conselho municipal de juventude é constituído por todas as associações do concelho que estejam inscritas no RNAJ (Regulamento Nacional de Associações Juvenis) e partidos Políticos.
No Conselho Municipal de Juventude da Trofa, têm assento os escuteiros (Agrupamentos de S.Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, S. Romão e Alvarelhos), JSD, JS, JCP, PS, PSD, CDS-PP e Clube SlotCar (única associação Trofense inscrita no RNAJ). Este órgão consultivo reunirá periodicamente com vista a decidir e contribuir para novas políticas de juventude para a Trofa.
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um projecto em que a Trofa é Pioneira em Portugal (já existem outros concelhos onde há o orçamento participativo, mas no “formato juvenil” a Trofa é um dos primeiros concelhos a avançar.
Neste projecto, são os jovens (até aos 30 anos) que decidem onde e como será aplicada uma determinada verba, definida pela Câmara Municipal.
No caso da Trofa, a verba destinada ao OPJ são 20 mil euros, e na minha óptica, esta é sem dúvida, a melhor oportunidade que os jovens terão para apresentar ideias e projectos para algo que gostariam de ver criado no seu concelho.

Aproveito este espaço para lançar o repto junto dos jovens que nos visitam, para que
apresentem ideias e projectos com aquilo que consideram que falta no nosso concelho.
Para obterem mais informações sobre o que consiste, como funciona ou como apresentar
projectos para o OPJ, consultem este site
Na minha opinião tem existido uma decisiva aproximação entre a Câmara Municipal e a juventude trofenses. São iniciativas assim, mais perenes no tempo, menos conjecturais mas mais estruturais, que permitem uma real aproximação e identificação com o nosso concelho. Esta era a mudança pedida.

Cada vez mais, vale a pena ser jovem na Trofa.

1 comentário:

  1. Acho a iniciativa do orç.part.jovem algo extraordinario e digno de louvor.
    Entre a ideia e a prática há sempre uma direferença, mas esperemos que o projecto se realize por inteiro.
    Optimo conjunto de medidas.

    ResponderEliminar